Coordenador : Pedro Renan Santos de Oliveira
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 396036.2206.377342.18082023
Departamento/Setor: CPS
Área Temática : Educação
Tipo: Eventos
Publico Alvo : Estudantes de Psicologia da UFF e outras instituições de Ensino Superior. estudantes de outros cursos de Graduação que tenham interesse na Temática do evento. Estudantes de Pós-Graduações das Universidades de Campos e região. Professores interessados nas temáticas.
Local de atuação: Instituto de Desenvolvimento Regional e Ciências da Sociedade
Objetivo
Espera-se ampliar o espectro de debate da temática Psicologia, Arte e Resistência a fim de entrelaçar os conteúdos vistos ao longo da formação com as problemáticas cotidianas, especialmente enlaçada com a realidade fluminense. Almeja-se contribuir na graduação dos estudantes a partir da integração de temas que constam na grade curricular e temas extracurriculares, integrando pesquisa e ensino, ensino e extensão, enfim, a tríade universitária. Além disso, o projeto proporciona um fortalecimento das relações entre discentes de diversos períodos e consequentemente expande as trocas interdisciplinares. Favorece, enfim, troca formativa com estudantes e profissionais de outras instituições no contexto regional norte-fluminense.
Resumo
A Semana da Psicologia é um evento anual que tem como proposta a integração entre os diferentes saberes da psicologia acerca de um tema gerador. Diante desse objetivo, o evento está organizado por meio de mesas, palestras, minicursos, seminários, rodas de conversa e outros dispositivos para discutirmos, propormos novas ideias, experimentações e promovermos debates dentro da universidade, totalizando mais de 58 atividades ao longo de 5 dias de encontro. Nesse sentido, o evento é organizado por estudantes e por professores para que todo o curso compartilhe ideias e também para que os inscritos possam participar ativamente da construção do conhecimento. De modo participativo, discentes do curso de Psicologia UFF/Campos elegeram a seguinte temática como central no evento: Psicologia, Arte e Resistência. Entendemos, nessa perspectiva, que a psicologia como um campo híbrido das ciências humanas, sociais e naturais também têm muito a discutir com o campo das artes. Assim, são inúmeras as possibilidades de discussão entre Arte e Psicologia além da potência na resistência artística, sobretudo na realidade brasileira contemporânea, estabelecem nosso espaço de debate para a Semana. Espera-se ampliar o espectro de debate da temática Psicologia, Arte e Resistência a fim de entrelaçar os conteúdos vistos ao longo da formação com as problemáticas cotidianas. Portanto, almeja-se contribuir na graduação dos estudantes a partir da integração de temas que constam na grade curricular e temas extracurriculares. Além disso, o projeto proporciona um fortalecimento das relações entre discentes de diversos períodos e consequentemente expande as trocas interdisciplinares.